Go Vegan: Goma Ágar!


Já pensou em substituir a gelatina animal pela vegetal? Ou como muitos nem sabe da existência dela? Vou dar alguns motivos para você pensar sobre o assunto. 

1. É Livre de crueldade. Sua produção não envolve a morte de animais.
2. Ajuda a regular o intestino.
3. Ajuda a emagrecer.
4. Não altera o sabor dos alimentos.
5. Tem melhor custo-benefício.
6. Não derrete à temperatura ambiente.
7. Poder gelificante dez vezes maior.
8. Quase totalmente composta de fibras alimentares (94,8%).
9. Livre de corantes e aditivos químicos.
10. Versátil, serve tanto para doces quanto para salgados.



De origem asiática, o agar-agar foi consumido durante séculos como elemento básico nas dietas tradicionais de numerosos povos. A designação agar-agar provém do idioma malaio, onde agar significa gelatina e, como é tradição nas culturas da polinésia, repete-se duas vezes para dar ênfase,sendo a tradução gelatina-gelatina ou pura gelatina.
O agar-agar forma uma gelatina vegetal transparente, muito rica em fibra solúvel (94,8%) e minerais, ideal para espessar e gelificar alimentos sem alterar ou adicionar qualquer sabor. É muito versátil e permite criar diferentes géis, espumas e texturas.
Por se tratar de um aditivo natural extraído de algas marinhas, o agar dá origem a gelatinas vegetais cujo poder de gelificação é dez vezes superior às gelatinas de origem animal.
Além de todos os seus benefícios, é especialmente útil para vegetarianos, podendo ser aplicado em uma diversidade de preparações e pratos, como gelatinas, geléias, mousses, cremes, coberturas, recheios, iogurtes, marmeladas, etc.


Receita básica de gelatina de algas:


Dissolva 5g de kanten em dois copos de água fria (280 ml).
Levar ao fogo baixo, deixar ferver por 3 mins; adicionar dois copos de suco ou polpa de frutas de sua preferência e adoçar a gosto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário