Make art not war: C215



Em seus documentos pode estar escrito Christian Guémy, mas ele é mais conhecido pela maneira como assina sua arte, C215. Esse artista parisiense utiliza a técnica de stêncil pra dar vida a todas as suas criações, principalmente retratos em que são retratados aqueles normalmente esquecidos pela sociedade, como refugiados, moradores de rua, idosos e crianças. Outro motivo muito utilizado por eles em seus stêncils é sua filha Nina, que hoje em dia com apenas 9 anos já arrisca na profissão de seu pai! O mais interessante é que ao invés de seu stêncil ser algo sem vida, simples e como normalmente vemos, monocromático como muitos dos trabalhos do Banksy, seu trabalho tem como marca esse contraste do motivo com muitas cores, linhas e formas; a imagem que muitas vezes é retratada com mais drama do que normalmente é, aqui ganha uma cara nova, encontrando um novo modo de chamar a atenção para os problemas, mas sem apelar para a tristeza e o sofrimento. Ele consegue ir além da simplicidade da técnica que usa e consegue passar muito mais que uma idéia ou um desenho, ele consegue tocar o coração das pessoas que param pra admirar sua arte. Qualquer trabalho é digno de admiração e elogios, quase que impossível não querer uma na parede da sala pra dar vida ao ambiente. Fugindo um pouco dessa coisa de que artista de rua não combina com a parte comercial, Guémy expõe seu trabalho também em galerias, produzindo stêncil em tela e madeira, e até já passou aqui por São Paulo! Poderia passar horas aqui escrevendo sobre ele, mas palavras não vão conseguir chegar a altura de seu talento, então deixo vocês com alguns trabalhos selecionados por nós, o que foi uma tarefa muito complicada, já que é muito difícil escolher um favorito dentro de tantas coisas lindas! E também com um vídeo do próprio falando de seu trabalho e de brinde um vídeo da pequena Nina ainda com 6 anos fazendo seus stêncils por aí!

Antes de mergulharem mais um pouco na vida de Guémy ou C215, deixo vocês com uma frase do mesmo, que acho que resume bastante o objetivo de sua arte: “In the end, behind the portraits, the question is always freedom anddignity in the face of a capitalist daily life system.”/“No final, por trás dos retratos, a questão é sempre a liberdade e dignidade em face de um sistema de vida diariamente capitalista.”















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